quarta-feira, 30 de março de 2011

A Criação Geme em Dores de Parto


Trabalhamos a temática: "A criação geme em dores de parto"(CF 2011 - Fraternidade e a Vida no Planeta). Fizemos atividades de reflexão e discussão de ideias, montamos cartazes de conscientização e trabalhamos com cruzadinhas e texto informativo:

Conservando o Meio Ambiente

Os recursos naturais do meio ambiente são fundamentais para a vida dos grupos humanos. Mas, apesar de indispensáveis, nem sempre são bem aproveitados. Ao longo do tempo, os grupos humanos vêm agredindo o meio ambiente, desperdiçando e destruindo seus recursos. É o caso da água, que se tornou escassa em virtude do desperdício e da poluição.

A poluição é toda degradação, dano ou estrago causado pelo ser humano ao meio ambiente. Ela está presente no campo e na cidade e atinge não só os recursos naturais, mas tudo aquilo que faz parte da vida das pessoas. A poluição sonora e visual das grandes cidades, por exemplo, prejudica a qualidade de vida das pessoas.

O aquecimento global

O aquecimento global é uma consequência das alterações climáticas ocorridas no planeta. Diversas pesquisas confirmam o aumento da temperatura média global. Esse aumento é suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais.

As principais atribuições para o aquecimento global são relacionadas às atividades humanas, que intensificam o efeito de estufa através do aumento na queima de gases de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural. A queima dessas substâncias produz gases como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), que retêm o calor proveniente das radiações solares, como se funcionassem como o vidro de uma estufa de plantas, esse processo causa o aumento da temperatura. Outros fatores que contribuem de forma significativa para as alterações climáticas são os desmatamentos e a constante impermeabilização do solo.

O degelo é outra consequência do aquecimento global, segundo especialistas, a região do oceano Ártico é a mais afetada. Nos últimos anos, a camada de gelo desse oceano se tornou 40% mais fina e sua área sofreu redução de aproximadamente 15%. As principais cordilheiras do mundo também estão perdendo massa de gelo e neve. As geleiras dos Alpes recuaram cerca de 40%, e, conforme artigo da revista britânica Science, a capa de neve que cobre o monte Kilimanjaro, na Tanzânia, pode desaparecer nas próximas décadas.


Em busca de alternativas para minimizar o aquecimento global, 162 países assinaram o Protocolo de Kyoto em 1997. Conforme o documento, as nações desenvolvidas se comprometem a reduzir sua emissão de gases que provocam o efeito de estufa, em pelo menos 5% em relação aos níveis de 1990. Essa meta tem que ser cumprida entre os anos de 2008 e 2012. Porém, vários países não fizeram nenhum esforço para que a meta seja atingida, o principal é os Estados Unidos.

Atualmente os principais emissores dos gases do efeito de estufa são respectivamente: China, Estados Unidos, Rússia, Índia, Brasil, Japão, Alemanha, Canadá, Reino Unido e Coreia do Sul.

Assista ao vídeo do hino da Campanha da Fraternidade 2011:



Nenhum comentário:

Postar um comentário